Continuando o que estava a colocar.
Sistema de combateQuem acompanha as notícias já sabe que o sistema de combate de Final Fantasy XIII é uma evolução do FFX, permitindo então um retorno às raízes (até porque muita gente ficou descontente com FFXII).
Podemos agora realizar mais de uma acção por “turno”. Existe uma barra com três divisões (a famosa barra de ATB). A mesma vai sendo preenchida e a cada divisão completamente cheia, podemos selecionar uma ação. Na demo elas eram “Attack, Launch, Fira, Firaga e Cure”.
Poder-se-ia fazer várias combinações entre as ações, desencadeando novos movimentos. O interessante é que excluíram o sistema de MP (Magic Points) colocando agora um sistema de custo para os comandos. Por exemplo, Attack tem custo um, portanto ele preenche uma das divisões da barra de ATB.
Já Firaga tem custo três, logo ter-se-á que espera,r a barra encher para selecionar esse comando. Além disso, só ele poderá ser executado nesse turno,já que usa todas as divisões.
Ao atingir os oponentes até certo nível (o que é chamado de “Break”), eles começam a brilhar. Nessa altura pode se usar o comando Launch que irá literalmente lançar os inimigos para o ar, permitindo ataques em queda livre e mais danos.
No final de cada luta um ranking (de uma a cinco estrelas) aparece de acordo com o tempo de batalha, o número de TP adquirido e a vossa performance.
Importante: O sistema não é exactamente por turnos, seria algo próximo do Command-Based com a velocidade de um Action-RPG e ação cinematográfica. Mas, quem chamar de turnos,não está totalmente errado.
Muito se pergunta sobre quais as personagens que poderão ser usadas nas batalhas e quantas deles irão compor a Party (o grupo de personagens jogáveis). Até agora, Lightning, Snow, Sazh e Vanille estão mais do que confirmados. O número de integrantes por batalhas é de no máximo três.
Outra coisa: nas primeiras partes do jogo (provavelmente até à altura da Party ficar completa) a própria história irá definir qual a personagem a ser utilizadoa nas lutas e para a exploração.
Mas os produtores prometem que um sistema novo estará na versão final, permitindo o gerenciamento dos outros personagens nas lutas. Mais pra frente ter-se-á liberdade para decidir qual personagem utilizar.
Um detalhe interessante é que as Random Battles foram excluídas desta vez. Ao explorar os cenários, veremos os monstros andando pelo cenário.
Basta encostar-se aos enimigos que em poucos segundos todos estarão posicionados e os comandos irão surgir. Não há um loading sequer, brilhante!
De facto, é incrível como tudo flui perfeitamente. As lutas são rápidas e frenéticas, não só porque a barra vai enchendo rapidamente, mas também porque os personagens executam a acção quase que em tempo real, dando uma velocidade incrível às lutas.
É um sistema totalmente interessante e que combina perfeitamente com os movimentos acrobáticos das personagens.
A função dos EidolonsAntes de mais, Eidolons é o nome dado às Summons (invocações) de Final Fantasy XIII. A cada jogo temos tido um nome diferente, quem jogou a Final Fantasy X, por exemplo, deve se lembrar dos fantásticos Aeons.
O interessante é que Eidolons é o mesmo nome usado em Final Fantasy IX, bem, talvez a Square em FFXIII queira pegar em várias ideias relacionadas com os jogos anteriores de Final Fantasy. Desta vez, os summons serão peças importantes nas lutas e na história.
Referi anteriormente que cada L’cie possui uma marca no seu corpo dada pelo Fal’cie.
Esta marca é usada para produzir os cristais que são usados para a invocação de Summons e para a utilização de magias. Os cristais têm formas diferentes, dependendo da personalidade da personagem.
O cristal de Snow é em forma de coração, simbolizando a vida. Já o cristal que Lightning usa é em forma de uma rosa, indicando a sua alta classe. A marca de Snow está no seu braço, enquanto que a marca de Lightning está no seu peito.
Cada personagem terá o seu próprio Eidolon, podendo somente invocar aquele que recebeu. Não pensem que poderão usá-los logo, que se tornam um L’cie, apenas aqueles que possuem mais experiência (adquirida com o tempo) terão o poder suficiente para fazer as invocações. Como foi dito, eles terão um papel renovado nos combates.
Primeiramente, ao realizar a invocação, todos os personagens saem da luta, deixando espaço apenas para o Eidolon invocado e o personagem que o invocou. O HP da Summon vai diminuindo com o tempo, provando que a mesma ficará somente por um tempo limitado nas lutas.
Mas isso não é tudo… Há algo revolucionário ainda. Dependendo do desempenho da Summon, um indicador chamado de Gestalt vai sendo preenchido. Ao ser completado poder-se-á activar a transformação do Eidolon num… veículo!
Os únicos divulgado até agora são a moto formada a partir da união entre as irmãs Styria e Nix (o Eidolon Shiva). Snow é quem invoca Shiva nas batalhas, portanto ao realizar a transformação, ele poderá montar na moto.
O summon de Sazh que se transforma num carro e o summon de Lightning, Odin que se tranforma, num cavalo
Nessa altura é activado o “Driving Mode”. O jogo então ganha a característica de um jogo de ação. Poder-se-á controlar a moto/ summon, independentemente da sua transformação, livremente pelo cenário e realizar manobras espetaculares destruindo todos os inimigos.
O menu de comandos dá lugar a uma contagem regressiva e uma lista de ações (algumas apenas poderão ser usadas com a combinação certa de botões )que podem ser executadas com o veículo. Para os mais curiosos, os nomes das ações mostradas foram (versão do PS3):
- Wheelie Rush (cima + círculo);
- Auto Drive (círculo);
- Air Edge (X);
- Diamond Dust (triângulo) ;
- Splash;
- Icicle Turn.
Foi confirmado que cada Eidolon terá a capacidade de se trasnformar.
Os produtores ainda não querem dar muitas informações sobre como activamos o Driving Mode, mas já declararam que tem a ver com o acúmulo de TP. Portanto, nem sempre esse modo poderá ser usado.
Versão Final do jogoQuem jogou a demo com certeza notou que nem tudo estava concluído. Afinal, os próprios produtores disseram que a Build usada na Demo era de 2008, e isso vale tanto para os gráficos como para a jogabilidade.
As diferenças puderam ser notadas nesta última E3, onde um novo trailer foi divulgado. Vou enumerar rapidamente as principais mudanças que foram observadas:
- O jogo conseguiu ficar mais bonito. Claro, Final Fantasy sempre foi uma franquia que mostra o ápice da tecnologia nipônica a cada título lançado e este aqui não será diferente.
- Os cabelos estavam mais detalhados e movimentavam-se com mais naturalidade. Os efeitos das magias estavam melhores, agora Ruinga (que já nãó é chamada de Firaga) era uma explosão maior e mais destrutiva.
Aliás, todos aqueles que puderam ver a nova demo na sala da Square-Enix elogiaram o visual do jogo. Os efeitos de luz são soberbos, as texturas muito detalhadas, a movimentação dos personagens é muito próxima da realidade (afinal usaram captura de movimentos para tudo, é por isso que vemos até as línguas dos personagens a movimentarem-se enquanto eles falam).
Um dos editores da OPM (Official Playstation Magazine) ficou boquiaberto com o campo enorme situado em Pulse: “Parecia ter vida, plantas e répteis de tudo quanto é tipo, alguns animais andando em grupos e interagindo com aquele cenário enorme. É tudo tão épico, é maravilhoso o que essa Engine (Crystal Tools, o motor gráfico de FFXIII) foi capaz de renderizar.”
Outra área muito elogiada foi a floresta por onde Vanille caminhava: “ Tudo era muito detalhado e exótico. Viia-se frutos nas árvores, passava-se por cataratas e depois uma praia poderia ser avistada ao fundo. “
FFXIII será provavelmente o jogo onde as cenas em tempo-real poderão ser confundidas com as pré-renderizadas, tão grande foi o cuidado com o detalhe das personagens e dos cenários.
Junem isto tudo com a quase inexistência de carregamentos e as imbatíveis CG’s, marca registrada da série. Com demonstrações como essas, Final Fantasy XIII já põe a sua candidatura a um dos RPGs mais bonitos de toda a geração.
Algumas informações sobre o sistema de batalha foram divulgadas também. Como já tinha sido dito, a Demo possuía apenas os elementos mais básicos do sistema de combates. Num dos ultimos trailers, no lugar de três divisões da barra de ATB, tivemos o acréscimo de mais uma, totalizando quatro divisões.
O sistema de Chain Attacks (pouco usado na Demo) estará muito mais presente na versão final, num dos últimos trailers já vimos uma demonstração de como funciona:
-Snow e Vanille (controlados pela AI) executam o comando Launch e Lightning (controlada pelo jogador) aproveita o momento certo para desferir uma série de espadadas em pleno ar. Claro que isto é só um exemplo.
- Há também alguns novos elementos, como o comando “Assault” que seleciona uma série de comandos que são apropriados dependendo da situação em combate, ou seja, serve para aconselhar as nossas acções no jogo;
- Existem “Role Abilities”, que permitem selecionar uma repetição dos comandos usados na última ronda, o que irá acelerar o combate, a fim de usar os mesmos ataques mais rapidamente sem ter que selecioná-los de novo no menu. Além disso, temos o já apresentado sistema de inovações.
The future belongs not to those who waitEssa frase que em português significa “o futuro pertence àqueles que não esperam” simboliza esta grande espera pelo título. Há quatro anos que estamos ansiosos para jogar… E muita gente chegou a duvidar da qualidade do título, principalmente após o anúncio de que FFXIII estaria na Xbox 360.
Contudo, diante desta avalanche de informações sobre a história, dos inúmeros vídeos que foram lançados e claro, das belas imagens que ilustram o preview fica difícil crer que este projeto irá fracassar.
Uma equipa competente, disposta a mostrar a todos que o gênero ainda tem força para revolucionar osjogos. Muitas pessoas depositam a sua fé em FFXIII acreditando que esse será o FFVII desta década. Para isso estão trabalhando arduamente no jogo, inovando como sempre.
Espero que tenham gostado desta noticias gigantesca que começou no post anterior e que vos tenha tirado qualquer dúvida que tinham sobre o jogo ^^
Vamos acreditar que vai ser bom e esperar para ver.
Vou procurar mais informação, depois se encontrar logo posto