Nome: O jogo que supera o fracasso dessa geração (Red Dead Redemption, que é GTAIV (OUVIU, DUDUROX)
Ano: 2008
Gênero: A realidade da América, sandbox, ação e aventura.
Plataforma: PS3, o churrasco do 360 e PC.
Bem, mas vocês se perguntam, eu zerei esse jogo a tempos, então não faz sentido analisar ele aqui, mas faz sim pelos seguintes motivos: 1-Quero mostrar o que Dark está perdendo, 2-Quero mostrar minha arrogância, 3-Quero acabar com RDR, 4-Eu zerei o jogo de novo ontem.
Mas vamos a análise....
História: Obra-prima, um dos pontos mais fortes. O realismo que ela tem, e a maneira de mostrar como o mundo do crime e a América funcionam é bem diferente do que muitos pensam, e GTAIV mostra isso. No jogo, Niko vem pra viver com seu primo Roman no sonho americano, mulheres, mansões e carros. Mas ao chegar lá, percebe que a realidade é bem diferente, e Roman não realizou nenhuma daquelas coisas que dizia para Niko nos e-mails pela internet. Para salvar seu primo das dividas (pois ele é viciado em jogo), Niko começa a trabalhar contra a sua vontade para diversos tipos de criminosos, e a história evolui dessa maneira, com no começo do jogo Niko sendo preso apenas por Roman como contato, e vai evoluindo aos poucos, até perceber a realidade da América. Fora isso, tem a velha lição de que crime não compensa e blá blá blá, mas dessa vez a coisa fica mais profunda, como visto no fim do jogo, e mostra que certas ações não tem volta, e que ao entrar no mundo do crime, final feliz não vai ter. Ou seja, é uma história profunda e complexa (que é melhor que a de uma redenção boba, que nem a de certos jogos/troll)
Gráficos: Estamos falando de um dos primeiros jogos dessa geração da Rockstar, então não se espante com algo fantástico na atualidade, mas na época eles eram bons. Os personagens são bem modelados, as animações são bem realista (meu irmão que pouco joga, gostava de ver o Niko pulando muros D:), e a cidade é bem modelada, tem alguns bugs, mas devido ao tamanho de Liberty City, e a quantidade enorme de NPCs, e engarrafamentos, isso é perdoável.
Sonoplastia: A dublagem é magnífica, a voz de Niko por exemplo, é excelente, os efeitos sonoros são bons, como o dos tiros, ao contrário dos efeitos sonoros fracos de SanAndreas. A seleção das músicas do jogo são bem variadas, tendo uma inclusive voltada para músicas orquestradas.
Jogabilidade: O jogo tem algumas novidades, primeiro, ele retirou algumas liberdades do SA, e adicionou outras. Foram tirados os para-quedas, a variedade de armas, os aviões, e muitas coisas, pra deixar o jogo o mais realista o possível sem perder a diversão. As coisas adicionadas foram: O sistema de cover (que deixa os tiroteios mais divertidos, dinâmicos e bem melhores, comparado aos dos jogos anteriores), um celular, e as missões sociais. Essas missões, são opcionais, e servem para levar algum amigo de Niko pra sair comer, jogar bilar, boliche, ir para um certo clube e por aí vai. Com o tempo, se ficar muito amigo de uma pessoa, você vai ser recompensado, como taxi de graça, armas por um desconto e etc. Outra novidade é o celular, que serve para chamar os seus amigos, para tirar fotos, e inclusive por ele é dado algumas missões. Outra coisa que deixou o jogo mais agradável é o fato de que quando você falha uma missão, não precisa ir até a letrinha indicada no mapa pra começar de novo, uma mensagem de texto vai aparecer em seu celular perguntando se você quer fazer de novo, isso encurta algumas viagens, e uma cutscene, um sistema de checkpoints seria bom, mas isso foi adicionado em suas futuras expansões. No início, eu estranhei a dirigibilidade dos veículos, pois os controles pareciam estar um pouco mais sensíveis, mas depois você se acostuma, o controle das motos está mais ''duro'', mas é outra coisa que não da para reclamar. Os tiroteios nos GTAs anteriores foram um problema, pois tinham vários defeitos na jogabilidade, como uma cobertura imprecisa, e falta de dinâmica neles, em GTA IV essa se torna a melhor parte do jogo devido ao sistema de cover, que deixa as coisas mais precisas, e adiciona possibilidades como a de atirar cegamente sem ver o alvo. Os inimigos também usam esse sistema, para não deixar as coisas fáceis demais. Uma novidade acrescentada que ajuda e muito é o GPS que serve para mostrar a melhor rota para se seguir no mapa, o que ajuda na hora em que você fica incerto sobre qual caminho seguir ao chegar até determinado lugar.
NOTA: 10,0
GTAIV mereceu seu grande número de prêmios, e apresenta uma história impecável, um dos melhores jogos de todos os tempos, e humilha aquele joguinho de faroeste lançado tempos depois dele. Quem nunca gostou de GTA recomendo dar uma olhada nesse, e quem gosta, é claro, diversão garantida.