Demorei mais por causa das quest
Gráficos: Nem todos irão gostar destes gráficos. Uma coisa é certo é que é bastante original como os seus efeitos de câmara, tanto em combates como cidades dando uma sensação de estar mais dentro do jogo. O efeito da câmara nota-se imenso na árvore gigante: Arbor. Gostei bastante.
Jogabilidade: Voltando para RPG old-school, os criadores tiveram uma grande ideia trocar os MP por AP. AP que todos os persos contém 5, e serão gastos conforme a acção utilizada. Também os items estão limitados a 15 cada persos. Teremos de gerir e criar uma própria estratégia.
Longevidade: Na linha da história umas 25h por aí. Sabendo também que temos quest que irá prolongar o tempo e se calhar de forma exagerada e repetitivo. Depois de acabar o jogo uma primeira vez temos a oportunidade de começar de novo mas com os equipamentos anteriores. Mesmo assim o jogo permite jogar em wireless em 4 jogadores, o que poderá ser divertido.
Banda sonora: Bons sons e boas melodias a moda antiga. Esta foi a decisão dos criadores, com certeza para realçar o RPG old-school.
Jobs: Bastantes jobs são disponíveis, uns complicados a obter, acho que só me faltava 3. Temos jobs mesmo overpower e todos dão jeito dependendo da estratégia de cada um. Fiquei por um Hero, 1 white mage e 2 black mage. O hero com excalibur atacando com um movimento de espada todos os inimigos e acabando de forma rápido o combate, também tem o ataque final em que todos atacam e o hero irá fazer um ataque final devastador. White mage sempre a curar e a sua magia Lux aumentando os stats dos persos dão um jeitão. Os black mage é dano até dizer que chega, um com magic might e outro com desolator, magias devastadores.
Há outros jobs que gostei como dark fencer, tipo Hero mas perde HP nos ataques e HP neste jogo é precioso. Ranger outro que gostei permitindo fazer grandes ataques com o seu arco, pode acertar de certeza como falhar muito. A escolha dos jobs dependerá dos gostos e estratégia dos jogadores.
Quest: 4 Quest, 4 Torres, 100 níveis. Sim só por isso é igual a repetição. Existem 4 torres espalhadas pelo mapa e todos com uma certa dificuldade, todo contém 100 pisos. O objecto claro é chegar ao piso 100, iremos encontrar no caminho boss, vendedor de equipamentos raro, items/equipamento raros em baús. O problema é que conforme subimos mais a dificuldade é grande. E mais subimos mais é dificil de encontrar a escada para o piso superior, eu estando ainda hoje na torre nível 2, demorei 30mins para encontrar uma escada para o piso superior :S O que torna muito repetitivo e cansativo e faz aumentar muito o número de hoje, acho que passei 20h só em duas torres, isto porque há outras coisas fora disso.
Dificuldade: O jogo ao nível de história pode se tornar a coisa mais simples do mundo tudo depende se adapta bem o seu equipamento ao local ou não. O jogo torna-se muito simples e fácil, dificuldades só nas quest mesmo.
Cenário: Voltando a moda dos cristais, este FF está um pouco mais desenvolvido em termos de história do que FF 3. Tudo começa pela transformação dos habitantes de horne em pedra, acontecendo vários acontecimentos durante a procura da cura e a luta conta o darkness. Até porque durante muito tempo os nossos heróis estarão divididos em grupos de 2, a vossa vez de saber os objectivos deles (cuidados há partes que é OMG, engraçado).
Opinião Geral: Foi uma nova experiência e mais uma vez a Squarenix prova que Final Fantasy continuam muito bem na Nintendo DS. Teremos o prazer de ver o dia e a noite passar, conforme o tempo tempos acções serão permitidos em cidades. Os nossos persos estarão limitados ao HP nº 999, teremos a oportunidade de voar através de um dragão e andar numa espécie de barco. Também temos o sistema evolução dos jobs e upgrade dos equipamentos graças aos Gems, caso procura gem existe um jobs que ajudará bastante. Pois o upgrade para as quest é importantíssimo. Quem tiver jogadores perto terá sorte, pois a items e equipamentos muito bons que s+o pode ser obtido através de pontos de wireless, mas aí a Square fez forte, pois cada combate no jogo mesmo é = a 5 pontos, o que dá hipóteses a todos os jogadores, mas nem sempre compensa, 5 ponto é pouco e há grandes equipamentos que queria e não consegui obter por isso.
O que não gostei muito é por exemplo magia Banish, isso é magia branca mas por ser ofensivo fica para black mage, que dizer todos podem usar as magias, mas no black mage esta magia é reduzida a -1 de AP, achei que era melhora ser da white. Outra coisa foi durante os combates não podermos escolher o nosso target, se tivermos um inimigo de gelo e fogo e mandarmos Fire, há a probabilidade de dar vida ao inimigo de fogo, o que não é muito bom. O que vale é que para a cura ele cura primeiro quem necessita mais. Sobre as magias brancas, nunca usei curaga, só cure mesmo, o mais simples, mais lifegiver dá automaticamente uns 400 HP para persos que estão a 600HP, cura raramente usei só em ocasiões de aflição.
Nota: 7/10