Esse não é um jogo que eu completei, na verdade, eu não cheguei a completar as side-quests e nem a main quest, mas mesmo assim como eu completei dois ''arcos'' de side-quests, e já t liberei todas as mecânicas de gameplay posso ter uma opinião e analisar o jogo.
The Elder Scrolls V: Skyrim
Ano: 2011
Produtora: Bethesda
Gráficos: Skyrim tem um mundo gigantesco, e os gráficos são lindos, com uma direção de arte excepcional. O jogo peca por exemplo no modelo de algumas montanhas q são quadradas demais, fora isso, a modelagem de alguns personagens é bonita, e de outros não. No geral a direção artística é o que se destaca. Que consegue criar um mundo vivo, imersivo, e tudo mais.
História: A história main quest dop jogo é ótima, mas a narrativa acaba se desfocando de tantas side-quests. Isso é ruim? Pelo contrário, é muito bom, o jogo permite que você faça a própria história. Quer ser um vampiro que assombra as noites? Ótimo, pode ser. Um ladrãozinho barato? A vontade, ou um caçador de tesouros? Também, ou mago e etc. Fora isso o mundo de Skyrim é extremamente rico e complexo, que faz com que vc explore o mundo e descubra novas histórias. Outro ponto que gostaria de destacar. Algumas side-quests do jogo tem sua própria história. Como a do colégio dos magos, ou as da Guerra Cívil em Skyrim. É o desenrolar delas é excelente.
Sonoplastia: Épica. As dublagens estão excepcionais, e a trilha sonora também.
Jogabilidade: O jogo tem uma ótima jogabilidade. É extremamente variado. Pois como eu disse na história, vc quem faz ela. Seu personagem é totalmente customizável, tanto em atributos fisícos quando no level up. Fora isso o jogo da liberdade pra completar as quests, por exemplo vc pode ir com uma espada e matar todos os inimigos e pegar tal item, mas q tal fazer isso de um jeito mais sorrateiro? Passar por eles sem ser visto? Ou, melhor que tal matar os inimigos a longa distância. Fora isso pode customizar as armas usar alquímia entre muitas outras coisas. O sistema de level up do jogo é diferente, e poode parecer complexo, mas ainda assim é extremamente eficaz. Vc não consegue xP matando inimigos, na verdade consegue, mas o jogo funciona de um jeito diferente. Por exemplo se você usar demais tal magia de cura, você vai conseguindo evoluir essa magia de cura, se você usar armaduras leves, vc vai evoluindo naquela área e se especializando nela, se quiser ir de stealth, vai evoluindo lá e se especializando naquilo, e etc. Fora isso o jogo da um sistema de perks conforme vai evoluindo pra liberar novas habilidades e atributos para cada área. O mundo do jogo é vasto, enorme e com muitas coisas pra explorar, mas se estiver cansado de andar toda hora de um ponto para o outro, é só descobrir aquela área uma vez, e usar um sistema de fast travel que te leva direto para lá.
NOTA: 10